quinta-feira, 2 de setembro de 2010

O QUE É TROVA?



Mensagem  reinielma em Sex Ago 27, 2010 12:48 am
Trova literária é a composição de quatro versos, em que o primeiro rima com o terceiro e o segundo rima com o quarto verso, com sete sílabas poéticas cada um (redondilha maior) e sentido completo, ou seja, deve encerrar, em si, elementos que permitam sua perfeita compreensão pelo leitor. A trova literária, estima-se, é praticada no Brasil por, aproximadamente, 1.000 poetas que, invariavelmente, compõem outras modalidades de poesia, bem ainda, contos, crônicas e romances. A produção de uma trova costuma vincular-se a concursos realizados em todo o território nacional (em geral, um por ano) nas cidades que os patrocinam.

. Existem Trovas Folclóricas (Trovas Populares, passadas de pai para filho) e as Literárias. Trovar entre os Jovens do Sul do Brasil e assediar ou "cantar" uma Garota. Trovar no Nordeste é fazer Repente, Versos de Improvisos. No Rio Grande do Sul Trovar é fazer versos ao som da Concertina (Sanfona).

BIOGRAFIA DE ELIAS JOSÉ

Elias José nasceu em Santa Cruz da Prata, distrito do município de Guaranésia, Minas Gerais, em 25 de agosto de 1936. Além de escritor, Elias José é professor aposentado de Literatura Brasileira e de Teoria da Literatura na Faculdade de Filosofia de Guaxupé (FAFIG), tendo atuado também como vice-diretor, diretor e coordenador do Departamento de Letras e como professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira na Escola Estadual Dr. Benedito Leite Ribeiro.

Elias José estreou em livro com “A Mal-Amada”, em 1970, com apoio de Murilo Rubião, que reunia contos publicados em suplementos literários do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Portugal. Antes disso, já tinha conquistado o segundo lugar no Concurso José Lins do Rego da Livraria José Olympio Editora, em 1968.

Em 1971, publicou “O Tempo”, “Camila”, “Minicontos”. Em 1974, “Inquieta Viagem no Fundo do Poço” e “Contos”, ambos na Imprensa Oficial, sendo que este último ganhou o Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro (CBL) como Melhor Livro de Contos de 1974 e o prêmio Governador do Distrito Federal como Melhor Livro de Ficção de 1974.

Elias José tem contos e poemas traduzidos e publicados em revistas literárias e antologias de autores brasileiros no México, Argentina, Estados Unidos, Itália, Polônia, Nicarágua e Canadá. Já foi várias vezes selecionado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) para representar o Brasil em feiras de livros internacionais. Jurado de vários concursos literários, ministra cursos, oficinas e palestras, tendo participado de vários congressos de educação, lingüística e literatura.